Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento
Pelotas, 18/11/1950 - Rio de Janeiro, 2/6/2002
No dia 18 de novembro de 2003, terça-feira próxima, a Pontifícia Universidade Católica- PUC-Rio, juntamente com o Instituto WCF-Brasil e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI, - prestará uma homenagem ao repórter TIM LOPES, que estaria completando nesta data, 53 anos de idade – oferecendo aos estudantes de Comunicação e dos cursos de Ciências Sociais, de todas as Faculdades do Rio de Janeiro, bem como jornalistas, ONGs dedicadas ao enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil, Conselhos da Crianças e do Adolescente, instituições e profissionais envolvidos com Educação e questões sociais, um seminário sobre “Os Meios de Comunicação e a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”.
Programação:
Abertura
Às 8h30 - Missa in memorian, pelo 53º aniversario de nascimento do reporter Tim Lopes, celebrada pelo padre Fernando Bastos De Ávila – S.J. membro da Academia Brasileira de Letras, na capela da Universidade;
Seminário
Local: Ginásio da PUC (na área do estacionamento)
Às 9h30 – Composição da mesa institucional, com representantes da Pontifícia Universidade Católica- PUC-Rio, do Instituto WCF-Brasil e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI e TV-Globo.
Lançamento do livro “O Grito dos Inocentes – Os Meios de Comunicação e a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. O livro é um guia de fontes sobre violência sexual infanto-juvenil para jornalistas, que foi publicado pela ANDI com o apoio do WCF-Brasil.
9h – Palestra “Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”: DE LONGE E DE PERTO” pela socióloga Marlene Vaz
10h – Apresentação do retrato da cobertura dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes na imprensa brasileira.
Painel
11h - Os 5 vencedores do Concurso TIM LOPES para Projetos de Investigação Jornalística - Wallace Lara, Nelcira Nascimento, Maria Clarice Dias, Gabriela Sant’Anna e Suzana Varjão, - que narrarão a experiência do desenvolvimento dos projetos de pauta.
O concurso propôs a efetivação de parceria entre veículos de comunicação, jornalistas e entidades da sociedade civil, com o objetivo de mobilizar a opinião pública em relação a um destes complexos temas: o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A programação também será franqueada aos público em geral.