Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento
Pelotas, 18/11/1950 - Rio de Janeiro, 2/6/2002

Conheça os vencedores do 2° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística

Foram anunciados hoje, dia 21 de setembro, os vencedores do 2° Concurso Tim Lopes para Projetos de Investigação Jornalística. Veja quem são os contemplados:

Categoria Jornal
Mauri König – Gazeta do Povo (Curitiba-PR)
Jaqueline Almeida Ferreira – O Liberal (Belém-PA)

Categoria Revista
Mário Simas Filho – Isto É (São Paulo-SP)

Categoria Rádio
Márcia Detoni – Radiobrás (Brasília-DF)

Categoria Mídia Alternativa
Leandro Colling – Agência Baiana de Notícias, Núcleo Experimental de Jornalismo da Faculdade Social da Bahia.

Pela qualidade dos projetos inscritos na categoria “Jornal”, o júri decidiu premiar duas inscrições, deixando de contemplar a categoria “TV”. A decisão teve como base o artigo 19 do regulamento, que previa a possibilidade de concessão de mais de um prêmio para a mesma categoria, desde que outra não o recebesse.

Face a grande qualidade dos trabalhos apresentados, o júri decidiu ainda conceder menção honrosa aos projetos dos seguintes jornalistas:

Carla Ferreira -  A Tarde (Salvador-BA)
Nelcira Nascimento - Rádio Gaúcha (Porto Alegre-RS).

Os 5 vencedores receberão Bolsa de Incentivo à Investigação no valor de R$ 9.500 para o desenvolvimento das propostas de reportagens especiais sobre o tema “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” que inscreveram no Concurso. Após a publicação / veiculação desse material, entre 8 de outubro e 30 de novembro, receberão prêmio no valor de R$ 2.500.

A escolha dos melhores projetos de investigação foi feita por renomados jornalistas do ramo da investigação, pesquisadores e especialistas no tema, representantes de entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente, de instituições que trabalham na prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual e de organizações que difundem a responsabilidade social da imprensa.

O nome do concurso é uma homenagem ao repórter da Rede Globo que foi assinado enquanto investigava a exploração sexual de adolescentes em bailes funk em uma favela do Rio de Janeiro. O 2° Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística é uma iniciativa da ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e do Instituto WCF-Brasil, com o apoio técnico do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância, OIT – Organização Internacional do Trabalho, Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Informações: 
ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância
(61) 322-6508 Ramais 211 ou 231
pauta@andi.org.br
www.andi.org.br

Instituto WCF – Brasil
Tatiana Prado – coordenadora de marketing
(11) 3841-4890
tprado@wcf.org.br ou wcf@wcf.org.br
www.wcf.org.br