Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento
Pelotas, 18/11/1950 - Rio de Janeiro, 2/6/2002

Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística

Mantém seu compromisso com o fortalecimento da mobilização social em torno de um grave problema que afeta milhares de crianças e adolescentes do país: o abuso e a exploração sexual comercial. O objetivo é estimular a imprensa brasileira a desenvolver propostas de pauta que contribuam para ampliar a cobertura sobre essas formas de violação aos direitos infanto-juvenis. 

Diferentemente da maioria dos prêmios jornalísticos – voltados, geralmente, para o reconhecimento de matérias já veiculadas -, o Concurso Tim Lopes seleciona as melhores propostas de reportagem, disponibilizando aos vencedores apoio técnico e financeiro para a execução do trabalho, além de um prêmio em dinheiro para o jornalista responsável. 

Nesta edição, o concurso traz também uma nova categoria – "Temática Especial" -, que vai premiar projetos de reportagem que contribuam para a compreensão e o debate sobre a realidade do abuso e da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. 

Homenagem
Criado em 2002 pela ANDI e pelo Instituto WCF-Brasil, o Concurso Tim Lopes já premiou reportagens investigativas sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, veiculadas em diversos órgãos de imprensa de todo o país. 

O nome do concurso é uma referência ao repórter da Rede Globo assassinado naquele ano por traficantes de drogas enquanto investigava a exploração sexual de adolescentes em bailes funk, no Rio de Janeiro. A homenagem a Tim Lopes é justificada pelo seu histórico de importantes contribuições ao jornalismo investigativo e à agenda social brasileira. 

Inscrições
O período de inscrições para a 3ª edição do Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística é de 2 de maio a 31 de julho de 2006. 

Quem pode concorrer
Podem participar repórteres, chefes de reportagem, editores e/ou editores-executivos que atuem no território nacional, em empresas brasileiras de comunicação. 

Como se inscrever consulte o site www.andi.org.br